Defesa Civil emite alerta sobre fortes chuvas e granizo em SC

De acordo com o órgão os temporais podem ter início já nesta quinta-feira, 30, seguindo até sábado, 1° de junho. Entre as possíveis regiões mais afetadas estão o Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul.

No acumulado previsto pela Defesa Civil, os índices pluviométricos podem variar entre 50 mm a 80 mm, em média/dia, podendo chegar entre 100 mm a 150 mm, com temporais e possibilidade de granizo em praticamente todas as regiões do Estado. Entre esta sexta-feira, 31.maio.2019, e sábado, 1.jun.2019, a previsão é fortes temporais, principalmente no Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, acumulando em torno de 40 mm a 70 mm em 48 horas.

Por precaução os moradores de regiões próximas de rios e encostas de morros foram orientados a redobrar a atenção sobre o nível da água e qualquer movimentação de solo, rochas, rachaduras em muros e inclinação de postes. A qualquer sinal de risco, é recomendável que a família saia de casa imediatamente e acione a Defesa Civil Municipal pelo 199 ou Corpo de Bombeiros 193.